sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A setima arte e os irmãos Lumière

Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon.

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de Outubro de 1862Lyon, 10 de Abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de Outubro de 1864Bandol, 6 de Junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.
São considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à actividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. Casaram-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão.
O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1911 (publicado apenas em 1923).

Posteriormente, foram propostas outras formas de arte, umas mais ao menos consensuais, outras que foram prontamente aceites como o casa da 9ª Arte, que hoje em dia é uma expressão tão utilizada para designar a "banda desenhada", como o é 7ª arte para o cinema.



Sem comentários:

Enviar um comentário